Museus

Na Cidade de Buenos Aires existem 132 museus de diferentes áreas temáticas: Arte, História, Ciência e Técnica e uma enorme variedade dedicados a diversos aspectos.

De salas destinadas às crianças até o Museu da Paixão Boquense, que recreia a história e sucessos esportivos do Clube Atlético Boca Juniors, entidade localizada no emblemático bairro de La Boca. Tem também os dedicados ao teatro, aos costumes criollos (recriam a vida dos gaúchos), a temas religiosos e também, a escultores, pintores e outras personalidades destacadas na história argentina.

Desta ampla oferta se destacam nitidamente o Museu Evita, que expõe a vida e obra de Eva Perón. Ali se conservam roupas e outros pertences de Evita e da Fundação que tinha criado para ajudar os mais humildes. Ainda, através de uma amostra multimídia, é possível reviver parte de seus discursos e visualizar vídeos de suas exéquias e a despedida que o povo lhe rendeu.

É relevante também a Casa Museu Carlos Gardel, no bairro do Abasto. A casa na qual vivera o maior expoente do tango argentino abriu suas portas como museu em 2003, e desde então é parada obrigatória para os turistas nacionais e estrangeiros.

Um dos de maior convocatória nos últimos tempos é o Museu de Arte da América Latina de Buenos Aires, ou simplesmente MALBA, como é conhecido na cidade. Além de expor obras de Frida Kahlo, Diego Rivera, Antonio Berni e Guillermo Kuitca, ali se realizam exposições, ciclos de conferências e de cinema, e encontros organizados por empresas ou instituições.

Buenos Aires Museos